27 maio 2012

Dicas para a hora dos estudos!


Creio que a maioria de vocês já tenha recebido o boletim deste primeiro quadrimestre, né? Pois então, o ruim é quando as notas não estão lá essas coisas, estão abaixo da média.. Graças a Deus minhas notas estão de 8,0 pra cima \o/

Ninguém tira uma nota por tirar tem que se esforçar muuuito.. Pode parecer papo de gente grande, chega a ser chato, mas fazer o que, já que essa a verdade? O jeito é estudar bastante, por isso, fiz esse post com dicas pra vocês, confira:

Antes de tudo, tenho que esclarecer algo...
Estudar não é fazer tarefa de casa, não mesmo.. Muita gente acha que estudar é abrir o caderno, ver se tem alguma tarefa, e se não tiver, jogar o caderno pra lá.. NÃO.
Estudar é você revisar uma matéria, entender, inclusive, me deixe reforçar, é ENTENDER, e não DECORAR, viu?

Concentre-se..
Não tem jeito, não dá pra estudar no meio de muito barulho... Você não irá se concentrar, e no fim, não irá aprender nada... Não posso dizer também que o certo é estudar em tal lugar.. Acho que cada pessoa tem um lugar que mais se sente a vontade para estudar.. Pode parecer estranho, mas por mais que eu me esforce, não consigo me concentrar se estudo na minha escrivaninha, e sim no sofá, ou na minha cama.. Então, escolha um lugar que você se sinta bem, e que consiga se concentrar..

Reserve um tempo para isso...
Calma, você não precisa passar a tarde inteira estudando.. Mas, precisa se organizar.. Tire um tempo somente para estudar, antes coma, vá ao banheiro, tome uma água, para quando começar a estudar não ter que parar para fazer outra coisa.. Eu costumo estudar mais ou menos duas horas por dia.. Eu reservo mais ou menos 20 minutos para cada matéria (as vezes mais, as vezes menos), e como por dia tenho 6 aulas, ficam 120 min = 2h. Maaaas, quando sei que, por exemplo, daqui cinco dias terei prova, começo estudar hoje, para na véspera da prova não ficar 2h em uma matéria só..

Tire suas dúvidas com seu professor..
Durante a aula, enquanto o professor estiver explicando matéria, pergunte se não estiver entendendo, e NUNCA leve a sua dúvida pra casa, e não precisa ter vergonha, você está na escola para aprender..

Não sei como estudar!
Muita gente nem sabe como estudar.. Eu faço assim: em matemática, refaço os todos os exercícios que já tinha feito no dia (na escola), e se eu errar faço novamente até acertar.. Já nas outras matérias, copio toda a matéria passada.. Sim, pois de tanto que você for escrevendo, aos poucos você vai entendendo.. Todo ano compro um caderno só para estudos em casa.. Nele refaço os exercícios de matemática, e copio novamente a matéria... E falando em matemática, sempre copie as formulas, destacando elas com canetas coloridas, para facilitar na hora de revisar..

Enfim, espero não ter falado demais rs’, mas, quero que tenha sido útil pra vocês! Mil beijos! 

0 comentários:

Postar um comentário

Diga o que achou, se o post foi bom, ruim, péssimo! Diga o que quiser, assim eu sei como melhorar. beijoo.